ACTC - Casa do Coração

Notícias

10/11/2017

OFICINA DE BRINQUEDOS: atividade interdisciplinar entre a Psicologia e o Reforço Escolar

Cada um de nós nasce com uma tarefa inalienável e intransferível: aprender. Alimentar, andar, comunicar... atividades essenciais para a sobrevivência do ser humano que só são adquiridas porque, em algum momento, tivemos alguém que nos ensinasse. 

Há tempos a ciência psicológica, em suas diversas vertentes epistêmicas, concorda que aprendizado e afeto caminham de mãos dadas. Ao considerarmos a educação como algo mais amplo do que a simples transmissão de conhecimentos, mantemos diálogos interdisciplinares entre a Psicologia e o Reforço Escolar como parte da rotina da ACTC - Casa do Coração. 

Desta feita, todas as terças-feiras pela manhã, são realizadas as Aulas de Estimulação, atividades de estímulos sensoriais direcionadas às crianças de 0 a 4 anos, acompanhadas de seus cuidadores. Com tal proposta, objetivamos favorecer o processo de ensino-aprendizagem e, assim, contribuir com a evolução psicossocial dos pequenos, ações que certamente refletirão no futuro desempenho escolar dos novos participantes e usuários da ACTC - Casa do Coração. Outro ponto de semelhante importância: tais aulas constituem momentos para o estreitamento das relações afetivas entre pais e filhos. 

Durante as atividades, percebemos que as mães sempre demonstravam interesse pronunciado nas opções de brincadeiras educativas que envolviam brinquedos artesanais, como camas-de-gato, fantoches, bonecas de pano, dentre outros. Nesse contexto, como forma de complementar às atividades estimulatórias, surgiu a ideia de promover a Oficina de Brinquedos. 

Estas tem se constituído como momentos lúdicos também para as mães. Enquanto exercem a criatividade e descobrem novas habilidades, trocam dicas e experiências sobre os cuidados de seus bebês e contam sobre suas respectivas estratégias de enfrentamento diante dos desafios vivenciados. 

As crianças um pouco maiores auxiliam as mães a construírem os próprios brinquedos, ao mesmo tempo em que estão refinando seu desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. É um processo dialético de ensinar e aprender entre pais e filhos no qual, além da construção de brinquedos educativos, a autoestima vai sendo nutrida.

"Eu nem sabia que com uma caixa de papelão eu poderia produzir algo simples que ajudaria tanto o meu filho a se desenvolver! Eram coisas que eu olhava e não via sentido, mas agora vou aproveitar muita sucata para construir vários brinquedos que aprendi na oficina." Maria José Luz Cardoso, mãe do Artur Luz Ferraz.

Texto escrito pela Psicóloga Júlia Inácia Vieira Assunção CRP 06/000685-IS e Educadora Ariadne Aparecida da Silva Souza

Voltar
Telefones (0**11) 3088-2286 / 3085-0624 / 3898-1406
ACTC - Casa do Coração
  • Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e os Transplatados do Coração
  • Sede: Rua Oscar Freira, 1.463 - Pinheiros - 05409-010 - São Paulo - SP
  • Telefax (11) 3088-2286 - 3088-7454
  • Unidade II: Rua Oscar Freire, 2.136 - Pinheiros - 05409-011 - São Paulo - SP
  • Telefax (11) 3062-7307
  • actc@actc.org.br - www.actc.org.br
Agência Levitron

Copyright © 2015 - Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração | ACTC - Casa do Coração