ACTC - Casa do Coração

Notícias

19/06/2018

ACTC - Casa do Coração apoia Campanha de Vacinação Contra a Influenza e estimula os seus associados a tomarem a vacina contra a gripe


Estima-se que no Brasil cerca de 3 milhões de pessoas têm algum sintoma de insuficiência cardíaca, como falta de ar, inchaço, dificuldade para respirar e tosse. Medidas preventivas podem evitar complicações cardíacas e internações de pacientes.

A insuficiência cardíaca, também chamada de insuficiência cardíaca congestiva, é uma doença na qual o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o resto do corpo, não conseguindo suprir as suas necessidades. Trata-se de uma doença que reduz a expectativa de vida e, a partir do diagnóstico, cerca de 50% dos pacientes morrem em até cinco anos. Pessoas que têm sintomas graves ou que tiveram internações por algum problema cardiovascular apresentam taxa de sobrevida ainda menor: 50% morrem após um ano. Além disso, sofrem com internações frequentes. A insuficiência cardíaca é a terceira causa de internação no Brasil em pessoas com mais de 60 anos e é por isso que nos últimos anos os esforços têm sido concentrados em mudar esse cenário. O DataSUS registrou em apenas um ano 219 mil internações por essa condição. Além de ser a principal causa de hospitalização de pessoas acima de 65 anos, sua taxa de mortalidade está acima da média de vários tipos de câncer. 

Algumas medidas de prevenção são fundamentais para evitar complicações em cardiopatas, à exemplo das vacinas. As vacinas elevam a imunidade dos pacientes, aumentando a qualidade de vida dos mesmos. Com base nos benefícios comprovados da vacinação, a ACTC - Casa do Coração recomenda e apoia a vacinação contra Influenza. No dia 23 de maio, o Ministério da Saúde iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Até o dia 22 de junho, doentes crônicos (a exemplo de cardiopatas), crianças entre 6 meses e 5 anos, maiores de 60, trabalhadores de saúde, professores, pessoas privadas de liberdade, com necessidades especiais, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias e indígenas poderão ir a um dos postos de saúde para receber a imunização. Neste ano, a vacina protege contra os vírus H1N1, influenza B e o H3N2, tipo que provocou um aumento significativo de casos e de mortes relacionadas à doença no Hemisfério Norte.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a vacina contra gripe reduz as complicações dos casos graves da doença. Além disto, de acordo com o órgão, a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de pessoas internadas com pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações em virtude da influenza.

No Brasil existem duas vacinas disponíveis: a Quadrivalente e a Trivalente. Mas qual a diferença entre elas?

A vacina trivalente, que está disponível na rede pública, protege contra três tipos de vírus que causam gripe. Já a quadrivalente, disponível na rede privada de saúde (clínicas e centros de vacinação), protege contra quatro tipos, três que estão contidos na vacina trivalente e mais um.
TRIVALENTE = AH1N1 + AH3N2 + B
QUADRIVALENTE = AH1N1 + AH3N2 + B + B

A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda o uso preferencial, sempre que disponível, da vacina quadrivalente, pelo seu maior espectro de proteção. Porém, a entidade reforça que, na indisponibilidade do produto, a vacina trivalente deve ser utilizada de maneira rotineira, especialmente em grupos de maior risco para o desenvolvimento de formas graves da doença.

Além da vacinação, a ACTC - Casa do Coração tem outras recomendações para os cardiopatas evitarem a Influenza: 
* lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou desinfetá-las com produto à base de álcool
* evitar locais com aglomerações de pessoas e o contato com pessoas doentes
* não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal
* não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz após ter tocado em objetos de uso coletivo
* inutilizar lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar e suspender, na medida do possível, as viagens para lugares onde tenham sido registrados casos da doença.

Sobre a Influenza
A influenza, comumente conhecida como gripe, figura entre as viroses mais frequentes no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 10% da população seja infectada anualmente por algum tipo de vírus influenza e que 1,2 bilhão de pessoas apresentem risco elevado para complicações relacionadas à doença. Entre elas, 385 milhões de idosos acima de 65 anos, 140 milhões de crianças e 700 milhões de pessoas com doenças crônicas.
Causada por mais de um tipo de vírus, classificados como A e B, a influenza tem diversos subtipos. Os subtipos A que mais frequentemente infectam humanos são H1N1 e H3N2, ambos com casos já notificados este ano no Brasil. Os subtipos B, por sua vez, são classificados como de linhagem Victoria e Yamagata. As informações são da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) que publicou uma série de perguntas e respostas sobre os diferentes tipos vacina utilizadas no país.


Sobre ACTC - Casa do Coração
A ACTC - Casa do Coração, Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração, com sede situada na Rua Oscar Freire, 1.463, São Paulo, foi fundada em 1994, por iniciativa do Prof. Dr. Miguel Barbero Marcial, chefe da equipe de cirurgia cardíaca do Instituto do Coração - InCor (HC-FMUSP). O projeto foi concretizado com a ajuda e participação de médicos especialistas na área de cardiologia, colaboradores, empresários e voluntários.
A ACTC - Casa do Coração atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, portadores de cardiopatias, procedentes de diversas regiões do Brasil e de países vizinhos, usuários do Sistema Único de Saúde, que vêm acompanhadas de suas mães/acompanhantes, para tratamento nos centros médicos que atendem alta complexidade em São Paulo. A condição é que esses pacientes tenham sido encaminhados por rotinas estabelecidas entre os departamentos de Serviço Social dos hospitais. Oferecemos Hospedagem, alimentação, apoio social, psicológico e pedagógico desenvolvendo uma ação que tem como meta transformar a situação-problema e, crescimento e aprendizado.

Fontes: 

Informações complementares, faça o download do arquivo.


Fonte - Imagem:


Voltar
Telefones (0**11) 3088-2286 / 3085-0624 / 3898-1406
ACTC - Casa do Coração
  • Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e os Transplantados do Coração
  • Sede: Rua Oscar Freira, 1.463 - Pinheiros - 05409-010 - São Paulo - SP
  • Telefax (11) 3088-2286 - 3088-7454
  • Unidade II: Rua Oscar Freire, 2.136 - Pinheiros - 05409-011 - São Paulo - SP
  • Telefax (11) 3062-7307
  • actc@actc.org.br - www.actc.org.br
Agência Levitron

Copyright © 2015 - Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração | ACTC - Casa do Coração