(2013) - Calendário 2013

Projeto Imigrantes - 
A história humana sempre foi marcada por deslocamentos, pela busca de um lugar de existência, em que a vida seja possível e os sonhos encontrem guarida.

O Brasil foi, desde sua colonização, o ponto de chegada de diversos povos que aqui encontraram um solo fértil para a multiplicidade de culturas. Os povos que aqui aportaram, voluntariamente ou não, trouxeram as marcas de sua história e de sua bagagem sócio cultural, compondo um enorme leque de influências sobre diversos aspectos da sociedade.

Assim como os imigrantes que partiram para o desconhecido, pode-se dizer que as mulheres da ACTC, na tentativa de salvar a vida de seus filhos, munidas de coragem e desejo, enfrentam a adversidade nesse novo cotidiano. Como os imigrantes, elas vivem mudanças, afastamento dos demais familiares, o que lhes exige flexibilidade e transformação profunda para recolocar-se no mundo.

Durante este ano, graças à Fundação ARYMAX, as bordadeiras da ACTC foram convidadas a mergulhar nas nossas raízes culturais: receberam livros contendo textos literários e informativos sobre a cultura de japoneses, portugueses, árabes e africanos, povos que contribuíram para a construção histórica e cultural de nosso país.

Inspiradas nessa pluralidade cultural, as nossas mulheres reinventaram traços e tramas: das harmoniosas gravuras japonesas extraíram delicados arranjos florais... Apropriando-se dos arabescos, reproduziram surpreendentes e elaborados ornamentos... Celebrando os fortes traços da cultura africana matizaram uma vibrante explosão de cores... Da releitura do lenço dos namorados, tradição portuguesa, resgataram genuínos poemas de amor salpicados de corações e símbolos de enlace...

E assim, com encanto, novas composições invadiram os tecidos.