(2012) - Calendário 2012

Rios da Minha Terra - 
Os rios, símbolo da fertilidade e da renovação, em seu fluxo contínuo, espalham vida e cores em seu percurso e têm sido fonte inspiradora para a criação de muitos bordados das mulheres da ACTC.

Por ser um tema recorrente, em 2010, convidamos nossas bordadeiras a entrarem em contato com a história e o cotidiano de um dos rios mais importantes do nosso país. Enviamos-lhes o livro ?ABC do rio São Francisco? da família Dummond, que nos conduz, com instigantes textos e encantadores bordados, pelo caminho das águas.

Mergulhando em suas matas, bichos, barcos, pássaros, vilas, cidades, homens, mulheres, conhecemos um velho Chico, rico em contradições, em belezas e problemas, contraste de riqueza e pobreza, histórias e lendas, e que, por onde passa, semeia vida.

O rio e o bordado são como fios, nascem finos e frágeis, serpenteiam pelos espaços e, em seus movimentos ritmados, tecem a terra e o tecido, imprimindo-lhes marcas, cores e vida. Tendo o rio como motivo condutor de suas histórias, as mulheres da ACTC, ao narrarem as imagens suscitadas por suas vivências, contam sobre brincadeiras, personagens, cantigas, lendas e momentos memoráveis vivenciados à beira d?água.

Ao escolher e misturar pontos, arriscar-se em criações espontâneas, colocando nelas sentimentos e emoções, as bordadeiras oferecem imagens que remetem a diferentes regiões do país. Através de encantadores trabalhos carregados de memórias, elas nos transportam a espaços acalentados de sonhos.