(2017) - Calendário 2017

Navegando pelas memórias da infância               
 
Ao brincar, a criança se inicia no mundo, estabelecendo uma relação muito especial entre o real e o imaginário.  Atividade humana criadora, a brincadeira é fonte de experimentação que conduz a explorações e descobertas. Dessa forma, o faz de conta vai construindo paisagens imaginárias. 

No decorrer deste ano, contempladas pelo Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, as nossas bordadeiras foram convidadas a navegar pelas memórias da infância e a retratarem, em seus bordados, reminiscências desse tempo. Para motivá-las e aproximá-las do tema, receberam o livro Brinquedos e Brincadeiras, de Nereide Schilaro, que conta, por meio da arte, a história do brincar.
 
Percorrendo os labirintos da memória, trazendo à cena sons, imagens, sabores e devaneios de lugares e tempos distantes impregnados de afeto, essas mulheres transportaram para os bordados, ricos de nuances e cores, cenas de um ciclo de encantamento.

Nas narrativas bordadas por elas, emergiram lembranças de cantigas e brincadeiras que permitiam um maior contato com a natureza e com o próprio corpo. Estimuladas pelo material disponível e em comunhão com a natureza, muitas delas inventaram os próprios brinquedos. 

Mais do que recordações especiais e segredos compartilhados, a rememoração afetiva das histórias da infância foram acionadas pelos campos da lembrança como um fio a tecer a experiência. Ao partilhar suas memórias, promoveram o encontro de gerações e o fortalecimento dos vínculos entre mães e filhos. 

Descobrindo que a infância ainda nos habita, e reavivando o olhar lúdico da criança perceberam que ainda é possível nos maravilharmos com o que nos rodeia. Assim, deram vida a encantadoras bonecas, reteceram paisagens, iluminaram cirandas, coloriram balanços, criaram nuances que evocaram a leveza do pular corda.... 

As mães/acompanhantes da ACTC - Casa do Coração, no encontro sensível entre o passado e o presente, tramaram e realçaram, com novos enlaces, espaços singulares de encantamento e devaneio.