(2014) - Calendário 2014

Viajando pela Cultura Brasileira -  

Cunhada por diversos povos, a cultura brasileira é extremamanete rica, uma síntese peculiar da intensa miscigenação e da influência de várias etnias.

O cotidiano da ACTC, que recebe mulheres de todos os cantos do país, reflete a pluralidade da cultura brasileira, criando, por meio da convi­vência com as diferenças, um terreno fértil para o estabelecimento de fecundos diálogos culturais.

Ao se deslocarem para São Paulo, em contato com um novo ambiente, nossas mulheres têm a oportunidade da descoberta de um novo mun­do e de novas aprendizagens. No encontro com o outro, algo se altera, modificando-lhes pensamentos e sentimentos.

No decorrer deste ano, contempladas pela Fundação ARYMAX, as bor­dadeiras da ACTC intensificaram a experiência do encontro com outra cultura. Aproximaram-se, por meio de livros, relatos e textos informati­vos, das paisagens, da fauna, de mitos, lendas, poesia, personalidades e da história da formação cultural das regiões brasileiras.

Seguindo novos roteiros, as nossas bordadeiras desembarcaram nos grandiosos rios da região norte, reinventaram belas palmeiras, mati­zando espaços, trabalhando nuances. Com fios de luz, arquitetaram uma nova geografia. Seguindo pela região centro?oeste, mergulharam no imaginário infantil e nas paisagens pantaneiras, que, na forma de bordados, pousaram delicadamente nos tecidos. Trilhando o caminho do nordeste, tramaram em branco e preto, luz e sombra, as imagens do cordel. Descendo ao sudeste, preenchendo relevos, redescobriram nossa arquitetura colonial, testemunho de arte, cultura e história. Mu­dando o rumo, alinhavando e tecendo, recriaram as paisagens serranas da região sul.

E nessa viagem, reinventando lugares, formas e cores, fomentam a ima­ginação com delicados bordados que convidam e remetem ao devaneio.