(2018) - Calendário 2018

As Árvores do Brasil


Venerada em diferentes culturas, desde tempos imemoriais, a árvore está ligada ao destino dos homens. Simboliza a fertilidade e retrata processo da vida: durante seu crescimento, perde as folhas e depois renasce, ciclicamente, regenera-se, incontáveis vezes. É fonte de vida, de alimento e de abrigo.   

No final de 2016, a parceria com o Instituto Solví viabilizou o projeto Viajando pela Cultura Brasileira ? Árvores do Brasil, em que nossas bordadeiras foram convidadas a revisitar esse tema, fonte inspiradora nos primórdios do Artesanato Maria Maria. Como no processo vivido pelas árvores, iluminaram-no com forças renovadoras, entrelaçando passado e presente. 

Como a árvore que gera e transforma, nossas bordadeiras inspiradas nos livros da coleção Pé de quê? e nas árvores de suas regiões, destituídas de réguas e moldes, descobrem a potência de criar, gestando novas tramas. Com o toque dado pela natureza, raízes foram fixadas com matiz de cores, troncos se fortaleceram com o nó francês, com o ponto corrente galhos foram sustentados, o cheio nutriu os frutos e o rococó conferiu forma iluminada às flores.   

As mães/acompanhantes da ACTC - Casa do Coração, em atos expressivos e criativos, estabeleceram com as árvores uma sensível e profunda relação, traduzida em bordados encantadores. 

 As árvores carregam memórias, incorporam crenças, regulam a existência. Fontes de inspiração e conforto, lembram que a vida continua. Nessa profunda ligação com a natureza, ao fiar árvores floridas e cobertas de frutos, o alento é retomado.  

E assim, as bordadeiras, colocando em diálogo a alma e a mão, conhecimentos de linha e agulha e memórias afetivas, imprimem nos bordados o alinhavo de suas vivências.