(2018) - Bordando Arte: Cildo Meireles

 


A escuridão do tecido impele a criação. As bordadeiras são convidadas ao desafio de recriar a beleza das formas geométricas de Cildo Meireles.

Linhas, tecidos e mãos, num embate precioso, resistem a tensão na busca da fidelidade as linhas retilíneas. O recomeço, os difíceis recomeços na arte e na vida articulam-se na incessante busca de expressar o indizível ou esgarçado.

As bordadeiras desfazem e refazem as tramas, liberando os fios que novamente soltos, fazem romper as escadas, caminhos para o alto para novos sentidos e direções na reescrita de inéditas texturas para a arte e para a vida.

O bordado ganha, então, intensidade e força no silêncio contundente dos espaços vazios...
                                     
                                                                                                         Cristina Macedo Tomaz
Agradecimentos

Cildo Mieireles, Luisa Strina 

Susana Steinbruch

Bordadeiras: Juliany Pinheiro Lima de Jesus, Marlene Mesquita Simões Laudano 

ACTC- Casa do Coração: Bernadete Maria Oliveira Freitas, Cristina Macedo Tomaz, Débora Pinto Carneiro, Flaviana Oliveira da Silva, Mônica Vassimon, Regina Amuri Varga.

Galeira Luisa Strina: Adailton Pires dos Santos, Andreia Nunes dos Santos, Diego Aquino, Flavia França, Gislene Ferreira da Silva, Gustavo Coutinho Silva, Juliana Monachesi, Graça Machado, Maria Quiroga, Marli Matsumoto, Ronald Nagariuma, Sandro Machado Rodrigues, Teresinha Nunes Correia, Thamy Echigo.

Cristina Pereira Barreto,Vivian Bernfeld