Histórico
Na década de 1980, chega ao InCor (HC-FMUSP) a notícia de que muitos acompanhantes de pacientes ali internados, provenientes de outras localidades, não possuíam local para pernoitar. Foi então que, com o intuito de garantir a continuidade do tratamento e a dignidade dos pacientes e seus familiares, o Professor Zerbini e sua esposa, Dra. Dirce, tomam a iniciativa de alugar a primeira casa para abrigar mães e acompanhantes. Por falta de apoio necessário a sua manutenção, essa casa fechou.
Em setembro de 1994, o chefe da equipe de cirurgia cardíaca, Dr. Miguel Barbero Marcial retomou o projeto, juntamente com empresários notadamente Cynthia e Antonio Gantus e médicos do InCor. Este grupo fundou a ACTC - Casa do Coração, que teve sua primeira sede em um imóvel alugado, com capacidade para 16 pessoas.
Em 1997, a instituição começou a passar por problemas de superlotação e dificuldades na manutenção. Nesse momento, novos colaboradores se agregaram à entidade, trazendo outros e desta forma a rede de apoio se ampliou. Em 1999, foi efetuada a compra da primeira casa, o que resultou em melhorias de estrutura física e de atendimento, nesta ocasião a ACTC - Casa do Coração atingiu a capacidade de 28 vagas.
Com o aumento da demanda, ocasionado pelo crescente número de cirurgias, transplantes decidiu-se inaugurar uma segunda unidade com capacidade para 19 leitos, perfazendo um total de 47 vagas nas duas unidades. Nesse mesmo ano também foi tomada a decisão de comprar um terreno e construir uma sede definitiva. Assim, em 2003 a nova sede foi inaugurada, com capacidade para 56 vagas.
Em 2010, na busca do aprimoramento dos serviços oferecidos, a associação ampliou suas instalações inaugurando novo espaço para melhor acomodar os adolescentes, em sua antiga sede situada à Rua Oscar Freire 2.136, denominada Unidade II - Casa dos Adolescentes, com capacidade de 22 leitos e mantém em sua atual sede, situada à Rua Oscar Freire 1.463, o atendimento para crianças até a faixa etária de 12 anos.
Atualmente, passados 28 anos de sua fundação, a ACTC - Casa do Coração tem como parceiros oficiais o InCor, o HCor e o Instituto Dante Pazzanese. Até o final de 2022, foram realizados mais de 522.792 atendimentos, às crianças e adolescentes que puderam ter acesso a evolução dos tratamentos cardíacos pediátricos e ao se beneficiarem do suporte oferecido apresentaram melhor adesão ao tratamento.
Longe do clima tenso de um hospital, as crianças/adolescentes e mães/acompanhantes podem participar das várias atividades oferecidas. A ACTC - Casa do Coração ampliou sua vocação de uma instituição que só oferecia hospedagem, alimentação e apoio psicológico, para uma instituição que possibilita um trabalho de formação e suporte, com novas oportunidades de crescimento pessoal e inserção social para seus usuários.